-
Arquitetos: VOID
- Área: 335 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Andres Garcia Lachner
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em San José, Costa Rica, a Casa Pátio é uma homenagem ao projeto tradicional colonial, onde as casas se abrem para um pátio interno e as áreas comuns se distribuem a seu redor.
A volumetria foi criada a partir da separação de dois volumes que abrigam o programa público e privado, vinculados por um pátio central - daí seu nome. Graças a essa abordagem, a residência consegue se inserir entre a vegetação existente e explorar a tipologia da casa-pátio. A distribuição também permite que os moradores habitem os espaços com total independência, pois um corredor perimetral conecta os diferentes ambientes entre si.
O projeto propõe a abertura para o pátio central projetado com espécies nativas, por meio da característica porta-janela presente em todo o perímetro do pátio. a partir do interior dos volumes, esses elementos enquadram a vista, tornando o pátio a alma da casa. Essa conexão fornecida pelas amplas janelas propicia a ventilação cruzada em todos os ambientes e o aproveitamento da luz natural. A escolha da paleta de cores e da materialidade faz com que a vegetação seja o elemento principal na composição total da casa.
Suas paredes brancas fazem com que os espaços sejam melhor iluminados, o que se reflete em um menor consumo elétrico, somado a outras estratégias passivas, como a coleta e armazenamento da água da chuva para a irrigação posterior dos jardins, e a utilização de materiais e mão de obra locais para o projeto de mobiliário, tornam a Casa Pátio um exemplo a mais da busca pela arquitetura sustentável influenciada pela arquitetura vernacular local.
"Gostamos que a arquitetura se revele nas soluções únicas e congruentes com as condições específicas de cada projeto, e que elas possam contribuir em termos de lugar, contexto, usuário e nossa própria inquietação arquitetônica".
O pátio permeia todos os ambientes da casa com a intenção de que a vegetação se aproprie dela, em busca de um abrigo tranquilo, restaurador e sereno.